quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Esta sou eu

    Olá! Chamo-me Sónia Rodrigues, sou professora de 1.º ciclo há 25 anos, mãe e autora do blog “Coisas que gosto de partilhar”. Sou formada em Professores do Ensino Básico, com variante em Educação Física. 
   Sim, eu queria ser professora de Educação Física e ainda dei aulas durante um ano e pouco, mas quis a vida levar-me para outros rumos. Andar a saltitar de escola em escola e fazer muitos quilómetros para trabalhar são fatores negativos desta profissão, principalmente para quem vive no interior do país. Por isso, não foi uma transição fácil, mas abracei o 1.º ciclo e dou 
diariamente o meu melhor. 

   O facto de acompanhar crianças com dificuldades de aprendizagem e com outras problemáticas levou-me a querer aprender mais sobre estes temas de forma a poder ajudá-las da melhor maneira possível. Então, especializei-me em Educação Especial. Esta aprendizagem deu-me não só as bases para poder ser também professora nesta área, como também me ajudou a entender e a acompanhar melhor o meu próprio filho nas suas aprendizagens. Este acompanhamento deu-me grandes ferramentas e uma perspetiva muito próxima do que é a dislexia e a perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA). Durante muitos anos, as minhas energias e recursos estiveram direcionadas para o ajudar.
 Este blog nasceu, não por modas, foi apenas um hobby que ganhou asas numa altura muito triste da minha vida, pois senti necessidade de fazer algo que me ocupasse a mente de forma positiva. 
Qualquer professor faz recursos para as suas aulas e eu sempre adorei fazê-lo. Quando iniciei o meu blog pouco dominava o mundo digital mas, como gosto muito de aprender, construí-o sozinha ao longo destes anos. Sempre que podia, partilhava os meus recursos neste cantinho só meu.

  Eu não me considero uma “bloguer”, apenas uma curiosa que adora fazer coisas bonitas e úteis para os alunos. E porque partilho? Porque acho que algo que seja útil e eficaz para mim e para os meus alunos, poderá sê-lo para outros docentes, educadores e pais…
  Desde a pandemia, com o ensino à distância, a realização e a partilha de recursos educativos para os alunos ganhou outra relevância que anteriormente não era tão visível. Criei a página de Instagram "@coisas que gosto de partilhar" onde conheci colegas e pessoas maravilhosas. Pessoas criativas que adoram ensinar e criar como eu. Nesta comunidade de “instaprofs” senti-me bem e adquiri conhecimentos interessantes, outras formas de ensinar, conheci aplicações divertidas e um mundo novo a descobrir.
  Os meus recursos resultam da inspiração de palavras, imagens, objetos, de dificuldades que observo nos alunos, da necessidade de trabalhar um conteúdo ou de realizar uma atividade diferente. Quando estou a trabalhar e a criar os recursos esqueço-me das horas, dos problemas e sinto-me feliz. Quando os imprimo e vejo que o resultado é igual àquilo que tinha imaginado, sinto-me uma criança novamente.
   Neste momento, sinto-me realizada e contente por fazer o que faço, ensinando  os meus alunos, ajudando-os a aprender de uma forma mais motivadora e, ao mesmo tempo, auxiliando outras pessoas e alunos. Fico sensibilizada pelas mensagens que recebo e agradeço a todos aqueles que comunicam comigo, dão-me feedback e tópicos com sugestões de temas a serem trabalhados em futuros recursos.
    Esta sou eu!
   Sou um conjunto de aprendizagens que a vida me proporcionou e este blog é parte de mim, mas não é tudo o que sou.

Sónia Rodrigues, 2022

46 comentários:

  1. Tão bom conhecer
    pessoas como tu! És enorme Sónia! Sou tua fã! Muito obrigada por seres como és! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo teu trabalho, uso muito com os meus alunos. São uma inspiração. Obrigada por partilhares connosco as tuas criações. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Sónia e muitas felicidades. Sigo o teu trabalho desde o início. Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo seu trabalho e pelas partilhas. Eu e os meus alunos somos seus fãs. Continue... Muitas felicidades pessoais e profissionais. 😘

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado, o blog passou a fazer parte do meu dia a dia. Bem hajas.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas partilhas. São maravilhosas! Sou fã :)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns por todo o trabalho e obrigada por partilhar. Gosto muito. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Agradeço de coração todos os materiais que partilha. São recursos com muita qualidade e que denotam muito amor pela profissão. Uso muitas vezes e quero que saiba que me ajudou e facilitou muito o meu trabalho quando a minha mãe faleceu pois não tinha cabeça para preparar nada. Aqui encontrei este apoio. Obrigada por tanto e por ser assim. Não a conheço mas deve ser uma pessoa maravilhosa. Os seus alunos têm muita sorte. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ouvir o seu testemunho. Ainda bem que facilitei e ajudei o seu trabalho num momento triste. Obrigada.

      Eliminar
  9. Obrigada Sónia, os meninos adoram o teu trabalho :) Agradecemos as suas partilhas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Sónia, os teus materiais têm ajudado muito os meus alunos.

    ResponderEliminar
  11. Colega, muito obrigada pelas excelentes partilhas e por todo o empenho e carinho que coloca naquilo que faz! Sou uma seguidora!!!!

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns Sónia pela dedicação. É uma inspiração. Também sou professora do 1º ciclo e já usei alguns dos seus recursos e já me inspirei noutros. Bom trabalho e continue a amar a nossa profissão. (Dizer) Obrigada por tudo (é pouco para agradecer o seu trabalho). Beijinhos Mariana Penas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço imenso as tuas palavras. Fico muito feliz. Obrigada.

      Eliminar
  13. Sónia, obrigada pela partilha de algo que é tão seu e que cria com tanto amor, carinho e dedicação. Sigo-a há muito tempo e sou muito grata pelas partilhas e ideias que fornece. Valorizo imenso o seu trabalho e os meus alunos adoram as suas fichas. Sempre que posso dou a conhecer o seu site a colegas, para que todos a possam conhecer melhor e ao seu trabalho, também. Espero que continue a sua jornada criativa, sempre com vontade de crescer, aprender e ajudar tantos e tantos alunos e professores.
    Obrigada por tudo, com muita gratidão e apreço.
    Um abraço muito apertado,
    Sónia B.

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns pelo seu trabalho! São uma mais valia para as minhas aulas e os alunos adoram! Tenho usado os seus trabalhos e recomendo! Bem haja!

    ResponderEliminar
  15. Grata pelo seu trabalho e partilha.. Muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada pelas suas partilhas, são excelentes

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigada pela partilha dos teus materiais fabulosos. Os próprios alunos já os reconhecem. Obrigada Sónia!

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigada por todas as suas "coisas partilhadas". Têm sido uma enorme ajuda para mim e para os meus alunos (os "Flipbooks da Sónia Rodrigues" já fazem parte do nosso vocabulário). As maiores felicidades pessoais e profissionais.

    ResponderEliminar
  19. Obrigada pela partilha, os materiais são muito úteis.

    ResponderEliminar
  20. Um muito obrigada por partilhar os seus materiais. São excelentes.

    ResponderEliminar
  21. Cara colega, tem sido um prazer visitar este blog e aprender consigo. Nós professores temos tanto a aprender uns com os outros! Muito obrigada por tudo o que tem partilhado connosco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agradeço as suas palavras e fico feliz por ajudar.

      Eliminar
    2. Muitos Parabéns, Sónia pelo seu excelente trabalho! Os seus materiais facilitam imenso a aprendizagem dos alunos! MUITO OBRIGADA pela sua generosidade em partilhar!

      Eliminar
    3. Muito obrigada pelas suas palavras bonitas.

      Eliminar
  22. Fazes as delícias dos professores e alunos. Os teus materiais já são amplamente divulgados e conhecidos. Muito obrigada pelas partilhas, mas não te esqueças de ti e da tua saúde mental. Cuida de ti! Beijinhos de uma das tuas maiores fãs. Cláudia Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cláudia. Agradeço as tuas palavras e a tua preocupação. Eu estou a cuidar-me e abrandei o ritmo. Beijinhos.

      Eliminar
  23. Gosto muito do seu trabalho e é muito útil para nós. Muito Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

Calendários do mês de abril - 2024

 O mês de abril chegou com muita chuva e frio a camuflar a primavera. É uma realidade e há que aceitar o que a natureza nos dá. Talvez este...